Vice-governadora participa de entrega de casas no povoado Amparo

Fotos: Ccom

A vice-governadora Regina Sousa participou, nesse sábado (1º), da solenidade de entrega de unidades habitacionais a moradores do povoado Amparo, localizado na […]

Por Marina Ribeiro

A vice-governadora Regina Sousa participou, nesse sábado (1º), da solenidade de entrega de unidades habitacionais a moradores do povoado Amparo, localizado na zona rural de Teresina. Cerca de 45 famílias foram beneficiadas.

A construção das unidades habitacionais foi realizada através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.

Segundo Regina Sousa, o programa se diferencia pois oferece à família a oportunidade de permanecer na sua comunidade e obter uma moradia de qualidade. “Essa obra é bem diferente das outras que a gente costuma ver. Em outros programas habitacionais, a pessoa, muitas vezes, nem vai morar porque é muito longe, os filhos têm que mudar de escola, entre outros fatores. Aqui, os próprios moradores se reuniram e, juntos, acertaram com a Caixa todos os detalhes, fazem suas casas a seu gosto e sem precisar sair da sua comunidade. Então, é esse tipo de programa que a gente apoia e que gosta de ver”, avaliou

Para fazer parte do programa, o trabalhador rural ou agricultor familiar deve procurar uma entidade organizadora, que formará grupos de beneficiários interessados a participarem do Programa junto à Caixa.

A presidente da Associação Comunitária dos Produtores e Agricultores do Povoado Amparo, Maria Duarte falou sobre a importância do programa para a população da zona rural. “Quando eu assumi a associação, eu vi que a prioridade da maioria das pessoas era a residência, pois quase todas as casas aqui eram de taipa. Então, resolvi dar entrada no projeto do PNHR e hoje estamos entregando essas unidades habitacionais tão sonhadas pela comunidade”, afirmou.

Em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa vem mudando a vida das pessoas de comunidades rurais como a da moradora Rosilene Brito. “Essa casa era meu sonho. É a casa que sempre eu pedi a Deus e Deus realizou. Antes, minha casa era de taipa, de palha e, quando chovia, eu me molhava toda. Hoje, eu tenho o conforto de dormir bem e de estar em um ambiente seguro com minha família”, alegra-se.

As casas da unidade habitacional são compostas de cozinha americana, sala, banheiro, dois quartos e uma lavanderia, cada casa teve um custo final de R$ 31.350,00, aos moradores foram cobrados os valores de R$ 1.254,00 parcelados em quatro vezes.

https://www.pi.gov.br/

Please follow and like us:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Facebook
Twitter
Instagram
%d blogueiros gostam disto: