TECNOLOGIA Piauí Conect levará internet gratuita a espaços públicos de 98 cidades piauienses

Fotos:Ccom

O projeto foi lançado nesta quinta-feira (12) e inicialmente contemplará 18 locais da capital.

Por Redação Ccom

Foi lançada, nesta quinta-feira (12), a rede wi-fi Piauí Conect, que levará internet gratuita a 18 espaços públicos de Teresina. A solenidade foi realizada na Praça da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Vermelha, que é um dos locais contemplados com o serviço. A rede é parte do contrato pioneiro de Parceria Público-Privada (PPP) que está melhorando o serviço de internet para órgãos públicos em 98 cidades piauienses, o Piauí Conectado.

Os acessos serão feitos de forma simples e rápida. O usuário só precisa clicar no ícone de wi-fi do Piauí Conect em seu aparelho celular e criar um login após fornecer o número do CPF, o nome e data de nascimento. A partir daí, ele pode escolher para se conectar automaticamente ao se aproximar de algum ponto de acesso. “É uma ótima iniciativa. Moro perto da praça e vou usufruir muito da internet para realizar cursos e me atualizar sobre as oportunidades de emprego. Vai ser bastante útil para quem passa por aqui”, disse Fernanda Veloso, moradora do bairro Vermelha.

Esta é a primeira etapa da implantação da rede, na qual foram investidos cerca de R$ 6 milhões. Além da praça do bairro Vermelha, inicialmente, 17 espaços passam a contar com a Piauí Conect: parques Potycabana e Zobootânico; praça da Bandeira; praça Pedro II; praça do Clube do Gari; praça do Conjunto João Emílio Falcão; praça do Bairro Renascença; praça do Parque Vitória; praça embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek; praça Sifrônio; praça do Terminal de Ônibus do Bairro Mario Covas; praça da Vila Operária; Central de  Artesanato Mestre Dezinho; praça do Bela Vista; praça do Ginásio Mario Covas; praça Firmina Sobreira; Complexo da Ponte Estaiada.

Cada Ponto de Acesso Público (PAPs) tem capacidade de 40 mbps e estará disponível 24 horas. O projeto visa ofertar sinal gratuito de internet em espaços públicos de 98 cidades piauienses, nos próximos dois anos. Serão aproximadamente 200 PAPs espalhados pelo estado. “A meta é levar wi-fi livre para, pelo menos, um espaço público de cada cidade. Órgãos estaduais e a população estarão ligados a uma só rede que proporciona fácil acesso e eficiência na conectividade”, pontuou o diretor de Operações do Piauí Conectado, Leonardo Chagas.

Segundo o diretor-geral da Agência de Tecnologia (ATI), Antônio Torres, um dos passos é aumentar a quantidade de pontos em lugares de grande circulação. “Os piauienses poderão acessar serviços e informações de maneira rápida e segura. O Piauí Conectado chegou a cidades do interior em que o acesso a internet era muito difícil e hoje não existe mais esse problema. A intenção é continuar ampliando os serviços”, afirmou o gestor.

https://www.pi.gov.br/

Please follow and like us:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Facebook
Twitter
Instagram
%d blogueiros gostam disto: