Lêda Borges propõe criação de desembarque especial para mulheres no transporte coletivo intermunicipal de Goiás

Foto: Divulgação

Proposta é promover mais segurança às mulheres que utilizam ônibus público no período noturno

 A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) apresentou, na tarde desta quinta-feira (21), projeto de lei que pretende criar desembarque especial para mulheres no transporte coletivo intermunicipal de Goiás. Objetivo é evitar paradas de ônibus em locais escuros e deserto no período noturno.

            Segundo a proposta, a partir das 21h até às 5h do dia seguinte, as mulheres que usam os serviços de transporte coletivo podem optar pelo lugar mais seguro e acessível para desembarque. Medida é válida para dias úteis, feriados e finais de semana.

            Conforme o texto, deverá ser considerada a identidade de gênero autodeclarada, independentemente do que constar em documento ou registro público, sendo permitido, portanto, o desembarque de travestis e de mulheres transexuais.

            “A questão do transporte noturno, com paradas de ônibus em locais escuros e desertos, é uma realidade que coloca, muitas vezes, as mulheres em uma situação de vulnerabilidade e insegurança. O projeto é uma política que pode viabilizar melhores condições para que as mulheres acessem serviços públicos, trabalho, educação e lazer com mais segurança”, justifica a parlamentar.

Da Assessoria de Comunicação

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


%d blogueiros gostam disto: