DIA MUNDIAL DO CERATOCONE Grupo Opty faz ação gratuita em comemoração aos 60 anos do Cruzeiro

Foto: Divulgação

Neste sábado, 9/11, o Grupo Opty – que no Distrito Federal reúne o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), o Hospital de Olhos INOB, o Hospital de Olhos do Gama (HOG) e o Centro Oftalmológico Dr. Vis – estará na Feira de Saúde, realizada no estacionamento do Ginásio do Cruzeiro, das 9h às 16h. O evento faz parte do Cruzeiro em Ação, iniciativa que comemora os 60 anos daquela região administrativa.

Na ocasião, serão disponibilizados à população os exames de auto refrator (indicador do grau aproximado de visão) e pentacam (avaliação da curvatura da córnea). O objetivo dos oftalmologistas é chamar atenção para o Dia Mundial do Ceratocone (10/11), uma doença genética que altera a estrutura da córnea comprometendo a visão. A avaliação é gratuita e a ação ocorre em parceria com a Administração do Cruzeiro. “A doença costuma se manifestar mais comumente entre o final da infância e o início da vida adulta. E é importante saber que, quanto mais jovem é o paciente, mais agressiva e com maior chance de evolução é a doença”, explica o oftalmologista Guilherme Rocha, especialista em Cirurgia Refrativa, Córnea e Ceratocone, do HOB.

O ceratocone é uma doença que deforma a córnea, fazendo com que ela afine e fique

com formato de um cone. O defeito impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e até miopia. Além de uma tendência genética, alguns hábitos também podem potencializar o aparecimento da enfermidade.

“O gatilho mais importante é a associação com alergia ocular. Coçar os olhos é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do ceratocone. O controle deve ser feito com realização de exames específicos para avaliação de provável progressão a cada 4-6 meses, dependendo da idade do paciente e do estágio evolutivo da doença e, caso seja constatada a evolução da doença, deverá ser realizado um crosslinking do colágeno da córnea, que é o método mais eficiente para evitar que a doença continue a evoluir”, ressalta o especialista.

De acordo com o Dr. Guilherme, o ceratocone pode levar à cegueira reversível, ou seja, o paciente pode ficar enxergando muito mal, mas recuperar a visão com os tratamentos disponíveis. Dependendo do estágio da doença, as principais formas de reabilitar o paciente são a prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato rígidas corneanas ou esclerais, implante do Anel de Ferrara ou a realização de transplante de córnea. “Os tratamentos estão bem eficientes. Temos novos tipos de Anéis de Ferrara que trazem melhor resultado pós-operatório e novidades nas técnicas de transplante de córnea, como o DALK (transplante lamelar anterior profundo), que diminuem consideravelmente as possíveis complicações cirúrgicas, principalmente a rejeição do transplante”, finaliza o oftalmologista do Grupo Opty.

Serviço:

Opty na Feira de Saúde do Cruzeiro em Ação

Data: 09/11/2019

Hora: 09h às 16h

Local: Estacionamento do Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo

tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

 

HOB – Informações à imprensa

Tríplice Comunicação

Gabriela Sales: gabriela@triplicecomunicacao.com.br || (61) 98154 6646

Cláudia Santos: claudia@triplicecomunicacao.com.br || (61) 98154-6650

Natália Lopes: natalia@triplicecomunicacao.com.br || (61) 98154-6649

 

Grupo Opty – Informações à imprensa

Conteúdo à la carte

Fabiane Giusti: fabianegiusti@conteudoalacarte.com.br || (11) 99747-6710

Roberta Spiandorim: robertaspiandorim@conteudoalacarte.com.br || (11) 99347-2330

 

 

 

 

Please follow and like us:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Facebook
Twitter
Instagram
%d blogueiros gostam disto: