Brasília antecipa Dia D de combate à dengue

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carolina Paiva, Edição

Por conta do feriado da Semana Santa, o Dia D de Combate à Dengue, realizado todos os sábados, vai ocorrer essa semana na quinta-feira (9). Mais dez regiões administrativas serão beneficiadas. Desta vez, a mobilização vai acontecer em Sobradinho I e II, Fercal, Planaltina, Granja do Torto, Vila Planalto, Águas Claras, Areal, Estrutural e Brazlândia.

O objetivo da força-tarefa de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento da doença. Além de orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue.

A mobilização contará com o trabalho de 250 bombeiros militares, 376 agentes da Vigilância Ambiental e 11 analistas de fiscalização do DER-DF. Além de 13 viaturas do Corpo de Bombeiros, 33 viaturas da Vigilância Ambiental e três viaturas do DER-DF. As ações ocorrerão das 8h às 14h. A concentração será nas Administrações Regionais, porém, mantendo o distanciamento como medida de segurança para enfrentamento da Covid-19.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressaltou a importância de ações como essa para “evitar uma explosão de casos de dengue no Distrito Federal, num momento em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus; prevenir é o melhor remédio e a população precisa participar desse esforço que é de toda a sociedade”.

Francisco Araújo anunciou que também haverá inspeções da faixa de domínio público nas rodovias de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para localizar possíveis focos do Aedes aegypti, que se juntam em entulhos, lixo e carcaças colocados à margem das estradas.

O gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga, acrescentou que “o DER-DF se tornou mais um colaborador e agora, sempre haverá inspeções na beira das estradas. Nesses pontos, encontramos muito resto de entulho, o que gera focos de animais como ratos, baratas, escorpiões”.

Nesta ação, serão utilizados 11 Ultra Baixo Volume (UBV) pesado (carro do fumacê) na Estrutural e Vila Planalto e outros 10 em Sobradinho I, II e Fercal. Além disso, serão usados três UBV costal, que passarão por Planaltina, Sobradinho I e II e Fercal.

Please follow and like us:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Facebook
Twitter
Instagram
%d blogueiros gostam disto: