AGRICULTURA Governador discute investimentos para Monte Alegre do Piauí

Reunião com lideranças de Monte Alegre e dep. Franzé Silva Foto: Ccom

Sistema de produção da agriculta familiar, pavimentação e inauguração de obras estiveram entre as pautas discutidas

Por Marília Andrade e Lorenna Costa

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (13), com o vice-prefeito de Monte Alegre do Piauí, Donizete Matos, o presidente do sindicato rural da cidade, Manoel Riacho, lideranças da região e o deputado estadual Franzé Silva para discutir investimentos na cidade. O chefe do executivo estadual, juntamente com o parlamentar, apresentou a ideia de um sistema inovador para aumentar para a produção de agricultores familiares do município.

A ideia ainda está em fase inicial e o projeto piloto pode ser implantado em Monte Alegre, que tem sua economia voltada predominantemente para a agricultura familiar. “Moramos em um município que é extremamente rural: mais de 70% da população vive no campo. Estamos conversando a respeito de um sistema que vai beneficiar principalmente o agricultor familiar chamado Sisteminha. Estamos dando os primeiros passos agora. Tivemos uma reunião no Emater e ficou definido de trabalhar nesse sentido para que a gente tenha esses sistema implantado até o próximo ano”, disse o vice-prefeito Donizete Matos.

O projeto deve beneficiar mais de 30 famílias da zona rural da cidade. “É um projeto fundamental para a agricultura familiar, um projeto inovador, que está sendo implantado principalmente para o nosso município de Monte Alegre. Acredito muito que vai ajudar na questão do crescimento dos trabalhadores rurais e gerar renda para os pequenos produtores. Dentro desse projeto, os agricultores irão trabalhar com pequenos criatórios de peixes, plantação de hortaliças, entre outros, com o objetivo de manter seu sustento”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Manoel Riacho.

Outra pauta tratada foi a pavimentação de ruas e estradas do município. “Também tratarmos a respeito de pavimentação em alguns povoados do município, assim como zona urbana e alguns aspectos sobre a ligação de estradas, pois sabemos que nesse período chuvoso boa parte das estradas da zona rural ficam danificadas, então foi tratado com o governador a respeito da melhoria nessas estradas”, pontuou o vice-prefeito.

O governador destacou que o melhoramento nas estradas vai propiciar o escoamento dos produtos produzidos na região. “Tem hoje duas situações: uma é o melhoramento de um acesso por onde escoa a produção de Monte Alegre para os mercados compradores. Eles produzem feijão, milho, alguns já estão avançando para a produção de outros produtos e há a necessidade desse acesso, então trabalharemos esse investimento para melhorar a estrada. Temos também a preocupação de melhorar a urbanização de comunidades rurais e isso pode garantir as condições de mais qualidade de vida para a população de Monte Alegre”, reiterou Wellington Dias.

A população da cidade irá receber ainda um Centro Integrado de Administração para a Cidadania, que irá reunir em um único espaço serviços públicos. “Estamos trabalhando a implantação do Centro Integrado de Administração para a Cidadania, que ficou pronto, já está recebendo os equipamentos e agora estamos planejando a inauguração. Será um espaço que terá Emater, Adapi, Agespisa, Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, Detran, todos no mesmo espaço, onde levará mais serviços de forma mais acessível para a região”, ressaltou o governador.

Please follow and like us:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Facebook
Twitter
Instagram
%d blogueiros gostam disto: